Atendimento 24 horas
(11) 3421-6352
Muitas pessoas que lutam também lidam com relacionamentos co-dependentes. Na maioria dos casos, essa co-dependência ocorre dentro da família. Se os sintomas físicos do vício são tratados, mas os problemas de co-dependência não, os problemas familiares subjacentes apodrecem. A terapia familiar é uma forma eficaz de identificar e tratar a co-dependência.
A codependência normalmente envolve limites fracos entre dois ou mais indivíduos. Aqueles que lutam contra o vício freqüentemente se envolvem em co-dependência com seus entes queridos. Isso significa que eles dependem excessivamente deles para suporte emocional, financeiro ou físico.
Se um indivíduo continua tirando proveito de seus entes queridos e mantém esse relacionamento de co-dependência, é improvável que ele ou ela fique sóbrio. Ao aconselhar os membros da família sobre a co-dependência e mostrar-lhes como parar de permitir o vício, os pacientes podem enfrentar seus problemas. Esta pode ser a única maneira verdadeiramente eficaz de prevenir recaídas e comportamentos de automutilação no futuro.