logo_grupo_interclinicas.png

Atendimento 24 horas

(11) 3421-6352

Clinica de reabilitação de dependente químico
Conscientização:
 
O período de conscientização, fase mental, é a importante fase do tratamento, onde o indivíduo usa de mecanismos de defesas para evitar entrar em contato com a realidade de suas perdas emocionais.
 
O grande desafio dessa etapa, é ensinar o paciente a identificar e evitar as situações que podem causar a recaída. Esse período do tratamento oferece as condições necessárias para que o adicto possa permanecer construindo seu forte alicerce para persistir rumo a conquista do seu objetivo de livra-se da dependência.
 
As técnicas utilizadas são terapias cognitivas comportamentais para que o mesmo adquira uma nova percepção da realidade e crie habilidades para lidar com perdas e frustrações.
 
Baseadas no “Programa de Doze Passos” dos grupos anônimos, a Casa Despertar oferece palestras com o objetivo de introduzir o dependente químico na realidade de um programa voltado para seu problema e desenvolvido por seus iguais, através de experiências acumuladas desde a fundação de Alcoólicos Anônimos em 1935.
 
Estas palestras têm a finalidade de orientar o dependente químico a identificar situações que o tornam vulnerável e como enfrentá-las, de forma a obter de si mesmo o melhor desempenho em suas diversas relações sociais.
 
Atualizado em 21/01/2021.

 

A terapia é uma grande oportunidade para os pacientes se abrirem e se expressarem. Em sua vida cotidiana, muitos pacientes sentem que não têm uma válvula de escape eficaz. No aconselhamento em grupo, eles podem ser abertos e honestos sobre seus pensamentos, sentimentos e progresso.

 

Mesmo em uma sessão de terapia individual , os pacientes podem não querer se abrir e discutir suas lutas. Em uma configuração de grupo, no entanto, basta uma pessoa para definir o tom. Se um paciente puder ser franco sobre a recuperação, outros serão encorajados a fazer o mesmo. Isso pode ser muito eficaz e se tornar uma grande parte do processo de recuperação.